terça-feira, 1 de março de 2011



Dia sem Carro

A complexidade da equação que envolve trânsito emissões veiculares mobilidade nas grandes cidades do mundo exige respostas urgentes. Um simples dia de reflexão não resolve todos os problemas, mas ajuda numa análise séria da questão da mobilidade e até mesmo para experimentar outras possibilidades de deslocamento sem usar o carro.

Em todo o mundo, grandes cidades como São Paulo, Nova York, México, entre outras, registram altos índices de poluição e também ocorrência de gases de efeito estufa, em parte por causa das emissões veiculares. Na cidade de São Paulo, por exemplo, 90% da emissão de gases de efeito estufa são provenientes dos automóveis, segundo o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa da Cidade de São Paulo, realizado pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dados do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP indicam ainda que em São Paulo se vive cerca de dois anos menos do que em cidades com o ar menos poluído.

Tudo isso serve para apontar dois pontos fundamentais: a urgência de encontrar saídas para o trânsito na cidade e a dificuldade em resolver esses problemas numa estrutura que sempre privilegiou o carro e coloca por dia cerca de 500 novos veículos nas ruas, sejam eles novos em folha ou de segunda mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário