sábado, 16 de julho de 2011


A Gibicon é um evento internacional de história em quadrinhos, que vai ocupar diversos espaços da cidade de Curitiba com minicursos, oficinas, palestras, debates e muitos convidados da área.

Nos últimos anos, as histórias em quadrinhos têm mostrado cada vez mais sua força como arte e crescido em relevância no nosso país. A Gibicon em Curitiba prestigia os artistas locais e a força da sua produção no cenário nacional ao mesmo tempo que apresenta quadrinistas do mundo todo.

O evento surge como parte das festividades dos 30 anos da Gibiteca de Curitiba – a primeira do país – a ser comemorado ano que vem. Mas se o aniversário da Gibiteca é ano que vem, por que a Gibicon começa agora?

O evento é chamado de “zero” por ser um aquecimento, uma prévia das diversas atividades da próxima edição. Em 2011, a Gibicon será curta, porém intensa.

Mas não pense que isso faz da convenção deste ano algo menor! Embora concentrada em apenas três dias, o evento tem atrações bastante significativas para os quadrinhos nacionais e internacionais. Confira os convidados, as exposições e a programação pra ver o que vai acontecer na Gibicon de 2011.

Visite o evento, passeie por Curitiba, explore a Gibiteca e os espaços de exposição e debates, veja os artistas e prestigie sua produção. Venha para a Gibicon!


Acervo da Gibiteca

Exposição com originais de artistas que fazem parte do acervo da Gibiteca de Curitiba, tais como Flavio Colin, Solda, Shimamoto, Nilson Muller, Dante, Retamozzo, entre outros. Ela pode ser visitada no Museu da Fotografia, no Solar do Barão. A abertura aconteceu em 16 de julho, às 20 horas.

Die Evolution in Bildern / A evolução em imagens

Mostra de Jens Harder, artista alemão que vem à Curitiba para a Gibicon. Sua obra Alpha recebeu no Festival de Angoulême de 2010 o Prêmio da ousadia, para projetos de HQs audaciosas. A abertura da exposição aconteceu no dia 14 de julho, às 18 horas, com presença do autor, no Goethe-Institut, onde poderá ser visistada.

Caricaturas de Ángel Idígora - O flamenco visto por Idígora

Uma exposição do artista espanhol Ángel Idígora, que coleta uma série de suas caricaturas anteriormente publicadas em jornais da Espanha e do mundo. A exposição está aberta para visitação no Instituto Cervantes.

Ils Rêvent Le Monde/ Eles sonham o mundo

Uma mostra coletiva de diversos autores organizada pelo governo francês, com artes inéditas e um histórico da ficção científica francesa nos quadrinhos. A exposição conta com obras de artistas como: Moebius, Enki Bilal, Druillet, Killoffer, Montellier, Mathieu, Vatine e Blanchard, entre outros, na Aliança Francesa, localizada no Espaço Fábrika, rua Ubaldino do Amaral, 927, no bairro Alto da XV, em Curitiba.

Joe Bennett

Exposição de originais do trabalho do desenhista brasileiro Joe Bennet, que tem trabalhos publicados pelas editoras Marvel e DC. A mostra terá trabalhos como: Capitão America, Gavião Negro e Batman. A abertura aconteceu dia 15 de julho, com presença do autor e sessão de autógrafos, no Jokers Pub, onde a exposição permanecerá.

Made for USA

Coletiva de trabalhos dos artistas brasileiros de histórias em quadrinhos publicados nos EUA, tais como: Gabriel Bá, Fábio Moon, Joe Bennett, Ed Barrows, Carlos Magno, entre outros. A exposição pode ser visitada no Museu da Fotografia, no Solar do Barão. Abertura da exposição acontecerá no dia 16 de julho, as 20 horas.

Mônquei Bizines

Exposição de Rômolo D’Hipólito, mostrando as facetas de designer, quadrinista e ilustrador do artista. Rômolo é o autor de Malditos designers – tira já publicada em livro pela Barba Negra/Caderno Listrado. A mostra pode ser visitada no Museu da Gravura Cidade de Curitiba.

Quadrinhos Curitibanos

Exposição coletiva e inédita de obras de diversos autores curitibanos em atividade, tais como: André Caliman, Bennet, DW Ribatski, Rogério Coelho, Tako X, Pryscila Vieira, José Aguiar, entre outros. A mostra pode ser vista no Memorial de Curitiba. A abertura aconteceu em 15 de julho.

Seto - Samurai de Curitiba

Exposição inédita que homenageia Claudio Seto, precursor do mangá no Brasil e um dos maiores nomes dos quadrinhos em Curitiba. A mostra contém artes originais de Seto e pode ser visitada no Museu da Fotografia, no Solar do Barão. Abertura da exposição acontecerá no dia 16 de julho, as 20 horas.

A Lenda de Tex

Mostra inédita no Brasil, cedida pela Editora Bonelli, vinda diretamente da Itália, que conta com diversas páginas de histórias e releituras de Texfeitas por artistas de diversas nacionalidades. A exposição pode ser visitada no Memorial de Curitiba. A abertura aconteceu em 15 de julho.

Tex Brasileiro

Exposição coletiva de releituras do personagem Tex feitas por autores de todo o Brasil como Mike Deodato Jr, Pablo Meyer, Odyr, Sama, Bira Dantas, Paixão, entre outros. Visite a mostra no Memorial de Curitiba. A abertura aconteceu.



gibicon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário