quinta-feira, 16 de setembro de 2010


Reino Unido proíbe anúncio de sorvete com freira grávida

A fotografia de uma freira grávida estampada em uma publicidade foi alvo de restrição da Advertising Standards Authority (ASA), que regula a publicidade no Reino Unido. A Antonio Federici, empresa por trás do anúncio, promete mais investidas como essa.

"Concebido imaculadamente" em referência ao dogma cristão da concepção de Jesus e "Sorvete é a nossa religião". O anúncio foi considerado desrespeitoso as crenças cristãs e principalmente aos católicos.

Mesmo com a restrição, a marca de sorvete prometeu exibir imagens semelhantes em parte do trajeto que o Papa Bento 16 fará em Londres. A visita que acontece, é a primeira desde a criação da Igreja Anglicana em 1534.

A imagem que deve ser vista pelo papa ainda não foi divulgada pela empresa, que só comunicou que será uma "continuação do tema". O porta-voz da Antonio Federici disse que a nova peça pretende "desafiar" a proibição.

Por outro lado, a ASA informou que não pode fazer comentários sobre anúncios que ainda não foram divulgados. A peça da freira foi publicada em edições das revistas The Lady e Grazia e recebeu 10 reclamações. O baixo número de queixas foi utilizado como argumento pela empresa concluindo que a peça não deveria comprometer a liberdade de expressão com o grande público.

Em 2009, a Antonio Federici publicou a foto de um padre prestes a beijar uma freira em um de seus anúncios e à época também recebeu a proibição da agência reguladora.

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