segunda-feira, 15 de março de 2010


Jeanne d'Arc: Libertadora de la France


A França era um país curvado ao poderio Inglês, não era um país propriamente como hoje é conhecido, constituía-se de vários feudos.

E foi numa aldeia ignorada até então que, em 1412 nasceu uma criança que se tornaria célebre e faria a revolução.

Filha de pobres lavradores, aprendeu a fiar ali junto da sua mãe, com o pai guardava o rebanho de ovelhas. Teve Três Irmãos e uma irmã. Não aprendeu a ler, nem a escrever, pois cedo o trabalho lhe absorveu as horas.

A aldeia era bastante afastada e os rumores da guerra demoravam a chegar. Finalmente, um dia, Joana d' Arc teve contato com os horrores da guerra, quando as tropas inglesas se aproximaram e toda a família precisou fugir e se esconder.

Aos 12 anos começou ter visões , era um dia de verão, ao meio-dia, Joana orava no jardim próximo à sua casa, quando escutou uma voz que lhe dizia para ter confiança no senhor . A figura que ela viu, se identificou como sendo a do arcanjo São Miguel. As duas mensageiras espirituais que o acompanhavam, se identificaram como Catarina e Margarida, santas conforme a Igreja que ela frequentava.

Eles lhe falam da situação do país e Revelam lhe uma missão. Ela DEVE IR em socorro do rei da França.

Durante 4 anos, ela hesitou e a história de suas visões começou a se espalhar. Ao alvorecer de um dia de inverno, ela se levanta. Está decidida, prepara uma bagagem ligeira, um bastão de viagem, murmura adeus aos seus pais e parte . Nunca mais aquela aldeia de Lorena a veria.

A Igreja, e os homens que teve de conviver nos campos de batalha, de manejar a espada, foram seus traidores.

Suas vitórias importantes e o Reconhecimento que ganhou do rei Carlos VII despertaram a inveja de outros líderes militares da França. Estes começaram a conspirar e diminuíram o apoio de Joana D'arc.

O objetivo era provar que Joana era uma enviada do demônio. Consequentemente, se desmoralizaria o rei Carlos VII, afinal, que espécie de rei era aquele que se deixara enganar por uma bruxa?

Durante 6 meses ela é submetida a uma verdadeira tortura moral. Os cansativos interrogatórios são longos, finalmente, a execução se dá na praça central de Roeun, no dia 30 de maio de 1431.

Seu cabelo foi e raspado, por temerem uma reação do povo, 120 homens armados a escoltam até o local. Ela é atada a um poste e uma fogueira é acesa.

Quando as chamas a envolvem e mordem lhe as carnes, ela exclama:
"Sim, eram vozes de Deus! Minhas vozes não enganaram-me."

Nenhum comentário:

Postar um comentário