terça-feira, 1 de março de 2011


125 anos do Automóvel


Tudo começou num dia 29 de janeiro. Foi há 125 anos, que o alemão Carl Benz deu início a uma revolução que se alastraria não só pela Europa, mas por todo o planeta.

Nesse dia, o engenheiro registrou a patente n.º 37.435 do seu "veículo impulsionado por motor a gasolina" num escritório de patentes em Berlim, marcando o nascimento do automóvel.

Porém, é importante deixar claro que a data se refere a veículos dotados de motor a combustão interna. Modelos equipados com propulsores a vapor (com uma caldeira) existiam desde o século 17.

Apesar da produção em série dos primeiros automóveis ter sido iniciada em 1888, eles demoraram a se tornarem populares. Esse processo só começou no início do século 20 nos Estados Unidos, com a extinta Oldsmobile.

E se tornou realidade graças a Henry Ford, que, em 1914, implantou a linha de produção do famoso Modelo T. O advento da produção em escala permitiu que cada carro deixasse a fábrica num período oito vezes menor que o dos concorrentes.

No início dos anos 1930, a Alemanha estava às voltas com uma grande crise, e uma das soluções apontadas para superá-la era a criação de um carro popular. Surgiram, então, os primeiros projetos de um "carro do povo" (Volkswagen, em alemão).

Depois de muitas tentativas e diversos protótipos, nasceu, em 1937, o Fusca, então batizado de KdF (Kraft durch Freude, ou Força pela Alegria) Wagen. O inicio da Segunda Guerra Mundial, entretanto, fez com que a Alemanha direcionasse todos os investimentos - e fábricas - para a produção bélica.

Mas o projeto do "carro do povo" era tão bom que superou as dificuldades e, após o fim do conflito, não demorou a ganhar as ruas de todo o mundo. Como o momento era de reconstrução e as pessoas necessitavam de um meio de locomoção barato, simples e confiável, o Besouro veio bem a calhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário