sexta-feira, 6 de março de 2009

Blindagem a cara paranaense do rock
A banda Blindagem é um desses dinossauros do rock para os quais a experiência, só alimenta novas inspirações. Fundada no final dos anos 70, tornou-se a banda mais conhecida do Paraná ao longos dos anos. Foi a primeira do estado a conseguir destaque nacional, com sucessos nas rádios de todo o país e shows nos principais programas de televisão. Com seu jeito próprio, intercala os acordes puros do rock'n'roll com baladas românticas. Em 1981 lançou o seu primeiro LP, "Blindagem". No mesmo ano lançou também um compacto com as músicas "Marinheiro" e "Oração De Um Suicida". Depois lançou campactos com as músicas "Malandrinha" e "Me Provoque pra Ver" em 1983, "Operário Padrão" em 1985, em 1987 lançou o disco "Cara x Coroa" que foi reeditado em CD em 1998.
Nos shows, a banda Blindagem presta homenagem ao seu maior parceiro, o poeta curitibano Paulo Leminski.
A importância dele no trabalho da banda pode ser comprovada nos registros de LPs, compactos e CD, nos quais, das 38 músicas já gravadas pela Blindagem, 11 têm parceria com o poeta.
Em 2007, ano em que será comerado 30 anos da banda, prepararam um grande e emocionante espetáculo tocando com a Orquestra Sinfônica do Paraná, sendo a 1º banda do Brasil a realizar um evento desse porte.
O encontro da Blindagem com a Orquestra Sinfônica surgiu de um sonho antigo do maestro Alessandro Sangiorgi. “Sou da geração que nasceu nos anos 60 e cresceu ouvindo rock”, conta ele, que chegou a ter uma banda quando ainda vivia em Milão, na Itália, seu país de origem. “São gêneros tão diferentes, mas quando bem executados, um complementa o outro”, afirma Sangiorgi.Inspirado num trabalho semelhante feito entre a banda Scorpions e a Filarmônica de Berlim, e também numa parceria entre a Deep Purple e a Royal Filarmônica de Londres, Sangiorgi apresentou sua idéia ao Teatro Guaíra e à banda Blindagem. “Foi uma coincidência enorme, pois este também era um desejo antigo da banda”, afirma o vocalista da Blindagem, Ivo Rodrigues.
Com sua própria linguagem e estilo, a banda conquistou fãs de várias gerações, que continuam prestigiando a banda onde quer que ela toque,de um jeito próprio, intercala os acordes puros do rock’n’roll com as baladas românticas que tocam o sentimento.
A Blindagem é formada pelo vocalista Ivo Rodrigues, Paulo Teixeira (guitarra), Alberto Rodriguez (guitarra), Paulo Juk (baixo) e Rubén “Pato” Romero (bateria).
Mais do que uma banda seminal para a história da música no Paraná, Blindagem é uma reunião de amigos, cheios de histórias curiosas e engraçadas a contar, no que eles chamam de “um casamento sem sexo”... Eles nunca se separaram, nunca pararam de tocar. E sobem ao palco com o prazer dos que sabem exatamente que ali é onde querem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário