segunda-feira, 9 de novembro de 2009


Chávez pede que Venezuela se prepare "para a guerra"



O presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou que os líderes militares devem estar preparados "para a guerra" e pediu aos cidadãos que "defendam a pátria" contra futuros ataques que poderiam ser orquestrados pelos Estados Unidos através da Colômbia.
"Não vamos perder um dia na nossa principal missão: nos preparar para a guerra e ajudar as pessoas a se preparar para a guerra, porque isso é responsabilidade de todos", disse Chávez durante seu programa semanal de rádio e televisão, "Alô Presidente".
"Senhor comandante da guarnição militar, batalhões da milícia, treinemos. Estudantes revolucionários, trabalhadores, mulheres: todos prontos para defender esta terra sagrada chamada Venezuela", acrescentou.
Chávez, criticando novamente o acordo militar assinado nos últimos dias entre os EUA e a Colômbia, pediu o seu colega americano Barack Obama que evite cair na tentação de uma agressão contra a Venezuela.
"Senhor presidente Obama, não vá cometer o erro de realizar uma agressão contra a Venezuela através da Colômbia (...) Porque nós estamos prontos para qualquer coisa e a Venezuela não é nem nunca vai ser uma colônia ianque".
Chávez sustenta que o acordo de cooperação militar assinado no mês passado entre Bogotá e Washington permitindo aos Estados Unidos o uso de sete bases em território colombiano constitui esse sim uma “agressão directa”, vendo nele uma potencial invasão da Venezuela por parte do exército norte-americano.

Ambas as administrações colombiana e dos Estados Unidos rejeitaram esta ideia, alegando que a cooperação entre os dois países se destina exclusivamente ao combate ao tráfico de drogas e contra a guerrilha dos rebeldes marxistas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).


O Governo colombiano vai denunciar junto do Conselho de Segurança das Nações Unidas e da Organização dos Estados Americanos as “ameaças de guerra” feitas pelo Presidente venezuelano, Hugo Chávez,

Nenhum comentário:

Postar um comentário