sexta-feira, 20 de novembro de 2009


A terra do povo Ayoreo está sendo rapidamente destruída para a produção de carne bovina


O único povo indígena isolado na América do Sul cujas terras ficam fora da região amazônica, está vendo sua floresta ser rápida e ilegalmente destruída por pecuaristas em busca de terras para a criação de gado.

Os Ayoreo-Totobiegosode são os únicos índios isolados no mundo que estão perdendo suas terras para a indústria pecuária.
As atividades dos pecuaristas foram reveladas por fotos de satélite tiradas em 1o de novembro.

Desde o dia 2 de novembro, uma campanha produzida pela Survival International, expondo o desmatamento, tem sido veiculada na Radio Nanduti, emissora paraguaia de grande porte.
Os pecuaristas, da empresa brasileira Yaguarete Pora S.A., mantêm suas operações nas terras dos Ayoreo-Totobiegosode apesar de sua licensa ter sido suspensa, por desmatamento ilegal, pelo Ministério de Meio-Ambiente paraguaio em agosto.

Eles estão desmatando a floresta, a terra do povo Ayoreo-Totobiegosode, usando escavadeiras supostamente pertencentes a Jacobo Jauenhowen, dono de uma grande empresa de maquinário numa comunidade menonita próxima à aldeia indígena.
“Essa é uma séria ameaça aos Totobiegosode. O desmatamento ilegal conduzido pela Yaguarete no Paraguai está tendo continuidade sem controle algum”, afirmou a ONG paraguaia GAT, que vem trabalhando para proteger as terras dos Ayoreo.

No ano passado, a Yaguarete, juntamente com outra empresa brasileira, a River Plate S.A., destruiu milhares de hectares de terra dos indígenas.
Uma parte dos Totobiegosode mantém contato com não-índios e tem parentes entre aqueles que permanecem isolados.

O diretor da Survival, Stephen Corry, disse hoje: “Os Totobiegosode são os índios isolados mais vulneráveis no mundo. Uma tragédia está acontecendo diante de nossos olhos – e das lentes da camera do satélite. O Presidente Lugo não pode cruzar os braços e observar enquanto o povo mais vulnerável do Paraguai vê suas casas e modos de vida serem aniquilados.
Texto do anúncio na Radio Nanduti, emissora paraguaia:

‘Incrível, porém verdade! Nas terras mais remotas da região norte do Chaco vivem índios que nunca antes tiveram contato com o mundo exterior. Eles são os Ayoreo-Totobiegosode. Milhares de hectares de suas florestas já foram destruídos e agora pecuaristas brasileiros estão enviando escavadeiras para destruir ainda mais, sem permissão do Governo.

As consequências para os Totobiegosode serão catastróficas: doenças mortais, a perda de suas terras e culturas, o fim de seu mundo.

Para mais informações, visite www.alertaparaguay.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário