quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Neonazistas

A ascensão de movimentos que se inspiram nas teorias políticas pregadas por Adolf Hitler, vez ou outra, ganha destaque com matérias de jornal falando sobre a ação do “neonazismo” ou dos partidos políticos de “extrema direita”. Muitas vezes, ao não dar a devida atenção a esse tipo de assunto, os alunos podem chegar à conclusão de que os movimentos neonazistas somente desejam recuperar os princípios defendidos pelo Estado totalitário alemão surgido no Entre-guerras.

O movimento nazista foi um marco da história mundial. Teoricamente foi derrotado a cerca de cinqüenta anos, mas, na prática, vemos que ainda existem pessoas e grupos inspirados nos ideais deste regime governado por Adolf Hitler.

O nazismo é uma ideologia política racista que emergiu nos anos 20, cujo mentor foi Adolf Hitler, o processo de formação do Partido Nacional Socialista, a idéia de superioridade dos alemães, a crítica ao comunismo, a importância de Hitler e a perseguição aos judeus.

Já o neonazismo é o resgate do nazismo para a atualidade. De acordo com seus integrantes, existe apenas uma raça soberana: a “raça pura ariana”. A partir desse pressuposto, eles são extremamente racistas. De maneira específica, os principais alvos de discriminação são: comunistas, judeus, índios, negros e homossexuais.

Os neonazistas não se intitulam racistas, mesmo tendo práticas correspondentes à ideologia do racismo. Esse movimento realiza debates e reuniões para expor o ideal nazista, e, principalmente, recrutar novos jovens para compor o grupo, têm seu foco no preconceito racial camuflado nas entrelinhas da exaltação dos arianos.

Alguns grupos chegam a defender o uso da força para tomar o controle do Estado ou segregar regiões através de movimentos separatistas, como o Neuland.

O movimento neonazista tem se dispersado pelo mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde minorias culturais como latinos-não-brancos e afro-americanos, são julgados como os causadores de problemas sociais (criminalidade, aumento do desemprego, entre outros).
Então, muitos jovens brancos norte-americanos são vulneráveis e fáceis de serem manipulados.

Existem diversos grupos de ideais racistas, alguns ligados ao neonazismo, outros não.

Por exemplo: o White Power é um movimento composto por jovens que tem como causa a defesa do orgulho branco.

O Ku Klux Klan é um grupo racista formado por protestantes.

O Skinhead nazista corresponde a um grupo que integra o movimento Skinhead, como uma espécie de ramificação, presentes em muitos países, principalmente, não por acaso, na Alemanha, movimento mundial..

E por fim, o Stormfront, grupo constituído por ativistas prós-brancos que possuem aversão a outras raças.

Apesar de receber o nome de neonazistas (neo: novo, nazista novo), esse movimento não tem nada de novo, uma vez que após a Segunda Guerra Mundial, o grupo continuou atuando de maneira clandestina na Alemanha.

Alguns neonazistas começaram a integrar torcidas organizadas de futebol, principalmente entre os Hooligans, com o objetivo de propagar o ódio racial, passando a praticar atos preconceituosos, como ofensas e agressões a jogadores e torcedores negros.

A camada social que levantou o movimento neonazista é constituída, muitas vezes, por jovens que se encontram sem perspectivas, como os desempregados. Então, é disseminada a idéia de que essas circunstâncias são decorrentes dos imigrantes (negros, latinos, turcos, poloneses etc.). Tal fato não condiz com a realidade, pois os imigrantes realizam trabalhos excluídos pelos nativos, como limpar vidros, lavar carros, construção civil, lavar pratos, entre outras atividades que rendem baixos salários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário