sexta-feira, 8 de janeiro de 2010


2ª Reunião de Curitiba sobre Cidades e Biodiversidade, organizada pelas Nações Unidas.


O evento acontece no Parque Barigui de 6 a 9, e contará com a presença de algumas das maiores autoridades ambientais do planeta.

A reunião é o primeiro grande encontro internacional sobre meio ambiente após o encerramento da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP), em Copenhague, na Dinamarca.

Entre os presentes estão confirmados o argelino Ahmed Djoghlaf, secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, Mah Bow Tan, ministro do Desenvolvimento Nacional de Cingapura, o biólogo e documentarista canadense Jean Lemire, a sul-africana Kobie Brand, diretora do Conselho Internacional para as Iniciativas Ambientais Locais, Jürgen Nimptsch, prefeito de Bonn, na Alemanha e Martha Delgado Peralta, secretária do Meio Ambiente do México, entre outros convidados.

O Brasil será representado por Izabella Teixeira, secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente.

A reunião é preparatória para a Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica (COP 10) da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nagoya, no Japão, em outubro de 2010.

As discussões e fóruns servirão de base para a definição de um Plano de Ação sobre a Biodiversidade dentro do Contexto Urbano, que será usado também em várias atividades ao longo de 2010, entre elas o Fórum Urbano Mundial 5, em março, no Rio de Janeiro e eventos que acontecerão este ano em Shangai, na China: a EXPO 2010, maio a outubro e a World Summit & City Centre for Urban Conference, em junho.

2010 - Ano Internacional da Biodiversidade

O ano de 2010 foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2006 como o Ano Internacional da Biodiversidade.

Biodiversidade pode ser definida como a "variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreende a diversidade dentro de cada espécie, entre as espécies e dos ecossistemas".

As questões de biodiversidade estão ligadas ao nosso dia a dia tanto na forma de sobrevivência, com alimentação e água, até questões culturais.

Os seres humanos partilham o planeta com 13 milhões de espécies vivas distintas, onde estão incluídas plantas, animais e bactérias, das quais somente 1,75 milhões possuem nome e estão classificadas.

Biodiversidade ou diversidade biológica (grego bios, vida) é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos conscientizados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.

Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, hábitats e ecossistemas formados pelos organismos.

O Brasil detém de 15 a 20% da biodiversidade mundial, é o país mais megadiverso do mundo. Manter a biodiversidade frente ao impacto humano, responsável pela degradação de habitats, poluição, mudança climática é um grande desafio. Destruir a biodiversidade é destruir a possibilidade de existência continuada da vida em geral.

No Paraná foi lançado o Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras, que envolve todas as iniciativas que estão sendo executadas desde 2005. O Programa vai atuar na prevenção, controle, monitoramento, capacitação técnica, informação, bases legais e políticas públicas relacionadas às espécies exóticas. A portaria 192/2005 do Instituto Ambiental do Paraná regulamenta a retirada destas espécies de Unidades de Conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário