segunda-feira, 25 de janeiro de 2010


Agressores do Parque Nacional do Iguaçu

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recurso Naturais Renováveis (Ibama) está intensificando O combate à extração de palmito dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

Esse tipo de delito é apontado como um dos que mais agride a integridade da unidade de conservação, formada por mais de 185 mil hectares.
A operação, realizada pelos fiscais do Ibama em conjunto com uma Polícia Florestal, surpreendeu um grupo de palmiteiros que vinha agindo em corte, transporte e beneficiamento do vegetal, na região de Capanema, no Sudoeste do Paraná.

De acordo com o boletim de ocorrência do órgão, o grupo extraia palmito da localidade conhecida como Corredeira da Vaca Branca. Os fiscais e policiais foram até o local e se depararam com 14 pessoas carregando palmitos em três carros.
Com eles foram apreendidas 600 unidades in natura, além 470 vidros de palmitos, fogão industrial e tachos para cozinhar o produto. Os fiscais e os policiais também apreenderam veículos, um Del Rey, uma Caravan e um Gol CL. Todos eram utilizados para o transporte do palmito.

Os detidos e os materiais apreendidos foram encaminhados até a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçú. Os palmiteiros foram autuados por formação de quadrilha e na Lei de Crimes Ambientais, ficando a disposição da Justiça.

Balanço:

De acordo com as estatísticas do Setor de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu, no ano passado a extração de palmito foi um dos crimes mais freqüentes que se comete no parque. As apreensões nas Operações conjuntas com a Polícia Florestal foram apreendidos 3.850 kg de palmitos in natura e 1,915 vidros de palmito em conserva.
Os Órgãos Responsáveis pela Fiscalização desmantelaram quatro fabriquetas de embalar o palmito e dois acampamentos. No total acabaram detidas 21 pessoas e foram apreendidos sete veículos, um total de 35 autuações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário