quarta-feira, 27 de janeiro de 2010


A escuta do grito oprimido propiciou nos anos 70 o surgimento da Teologia da Libertação. A escuta do grito da Terra, das águas, das florestas e dos seres vivos fez surgir na mesma época a ecologia. Leonardo Boff procura neste livro articular os dois gritos e criar uma visão global de uma ecologia libertadora que abrange o meio ambiente, a mente humana, a sociedade e a integralidade da criação.

A ecologia se tornou atualmente o contexto de todos os problemas, pois em tudo urge analisar o impacto ambiental, a qualidade de vida, a sustentabilidade da natureza, das sociedades e das pessoas e a garantia de um futuro benfazejo comum.

A ecologia representa um novo paradigma civilizacional, quer dizer, uma nova forma de organizar o conjunto das relações dos seres humanos entre si, com a natureza e com a Fonte Originária de onde promana todo o universo.

É mérito destra obra suscitar uma nova espiritualidade que evoque nas pessoas cuidado, respeito, reverencia e sinergia com todos os seres para que possamos conviver todos pacificamente na mesma Casa Comum que é o planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário