segunda-feira, 18 de janeiro de 2010


tartaruga gigante

Um fato inédito pode acontecer sem Litoral do Paraná nesta temporada. Trata-se do nascimento de Tartarugas-de-couro, conhecidas também como tartarugas-gigantes, espécie que está ameaçada de extinção. Os nascimentos pueden ocorrer por volta do dia 10 fevereiro.
A primeira desova ocorreu no dia 28 de novembro de 2009 no Balneário de Barrancos, em Pontal do Paraná. Depois disso, a tartaruga fez mais quatro ninhos em Pontal do Paraná, sendo que uma última desova aconteceu dia 6 de janeiro, em Pontal do Sul. E outros cinco ninhos ainda poderão ser confeccionados, uma vez que essa tartaruga sobe até a areia dez vezes por temporada.

De acordo com um bióloga Camila Domit, do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná, essa mesma tartaruga já havia desovado no Litoral do Paraná em 2007, mas naquela oportunidade os ovos não foram fecundados. "Esses animais pintas Têm exclusivas nenhum corpo. Comparamos as fotografias tiradas em 2007 e dessa vez e verificamos que é o mesmo animal ", explica Camila.
A tartaruga tem 1,49 metro de carapaça, como maiores chegam da espécie ter um 1,8 metro. O monitoramento das tartarugas é feito desde 2007 pelo Laboratório de Ecologia e Conservação de Mamíferos e Tartarugas Marinhas do CEM, em parceria com o Projeto Tamar.

Camila explica que essa tartaruga costuma fazer os ninhos no Norte Litoral do Espírito Santo e que não há registro na ciência sobre o nascimento de filhotes da tartaruga-gigante no Litoral do Paraná.
Preserve os ninhos da tartaruga-gigante

Até o momento existem cinco ninhos e em cada um pueden ter Sido ovos desovados até cem, mas não é Possível saber se todos foram fecundados. "Podem nascer 500 tartarugas também como pode não nascer nenhuma", diz Camila. Os biólogos constataram em que já existem três ovos ninhos, entretanto eles não mexeram nos ninhos porque isso poderia destruí-lo ou modificar uma estrutura feita pelo animal. "A tartaruga faz o ninho deixando as condicoes ideais para o nascimento dos filhotes, como por exemplo a quantidade de oxigênio correta. Por isso fazemos o acompanhamento sem mexer nos ninhos ", destaca uma bióloga.

Os estudiosos do Laboratório de Ecologia e Conservação do CEM medem a temperatura do ninho às 6 e às 18 horas desde o dia 28 de novembro eo trabalho DEVE IR, ao menos, até 10 de fevereiro. Para que os machos nasçam uma temperatura tem que estar entre 27 e 31 graus, já as fêmeas necessitam de temperaturas acima de 31 graus. A temperatura do Litoral tem ficado entre 28 e 29 graus.

Os biólogos do CEM pedem que os veranistas ajudem a preservar os ninhos e de forma alguma invadam os cercados. “O ninho de Barrancos foi pisoteado. A população deve nos ajudar para que isso não aconteça”, afirma a bióloga Camila Domit, do CEM.

Se alguém observar que pessoas entraram nos cercados ou estão mexendo nos ninhos devem denunciar à Força Verde da Polícia Militar, que auxilia os biólogos do CEM nos cuidados com os ovos.


O telefone é 0800-643-0304.

A orientação do CEM é que não se cave perto dos ninhos, para que a estrutura não seja modificada. “Se o veranista observar que existem pessoas próximas do ninho ou tentando invadi-lo, converse e explique sobre a necessidade de preservá-los. Ou então ligue para a Força Verde”, explica a bióloga (FL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário