sexta-feira, 13 de agosto de 2010


Em 1952, quando o jovem médico Ernesto Guevara e o bioquímico Alberto Granado partiram da Argentina para fazer uma travessia pelos países da América do Sul, eles eram apenas dois desconhecidos. A única lenda que os acompanhava era a "La Poderosa", uma valente Norton 500 cilindradas, a famosa motocicleta britânica cultuada com fervor pelos amantes de máquinas sobre duas rodas.

Em 1952, dois jovens argentinos decidem se aventurar numa viagem de descobrimento pela complexa geografia física e humana da América Latina.
Utilizando uma velha motocicleta Norton 500, ano 1939, conhecida como "La Poderosa", pilotada por Alberto Granado, 29 anos, um bioquímico que se auto-define como
"cientista vagabundo".

O co-piloto era Ernesto Guevara de la Serna, 23 anos, "El Fuser", estudante de medicina especialista em lepra, prestes a se formar.

O plano de viagem era percorrer oito mil quilômetros em quatro meses, o objetivo era desvendar um continente, a América Latina, conhecida apenas pelos livros.

Partindo de Buenos Aires até a Patagônia, cruzando a Cordilheira dos Andes para chegar ao sul do Chile, atravessando o país até entrar no Peru, para depois conhecer Cuzco e Machu Picchu, e finalmente trabalhar no Leprosário de San Pablo, na Amazônia peruana, no final chegam a península de Guajira, na Venezuela.

O que começa como uma aventura muda pouco a pouco de forma. O confronto com a realidade social e política da América Latina passa a alterar a percepção que os dois viajantes têm do mundo. Na primeira grande viagem de suas vidas, eles se deparam com as raízes profundas de um continente. A experiência vivid
a em um ano formativo de suas vidas vai resultar no despertar de novas vocações, associadas ao desejo de justiça social.

Baseado nos diários de Ernesto Guevara e de Alberto Granado, narra a história de uma viagem iniciática no coração da identidade latino-americana.

A NORTON é uma fabricante de motos inglesa com Sede em Birmingham

A empresa original foi criada por James Lansdowne Norton em Birmingham em 1898, em 1902 começaram a construir motocicletas com motores francéses e suíços.
Os primeiros motores Norton originais fizeram-se em 1908, a partir de uma única válvula lateral de cilindro que seguiu com poucas mudanças até finais do decenio de 1950, moto clássica.
O primeiro logotipo de Norton apareceu em 1909. Foi desenhado por Ethel Norton, filha de James Lansdowne Norton, quem também faria algumas provas de motos de seu pai. Em 1913 o negócio decaiu, no entanto a companhia salvou-se e a Norton Motors Ltd criou-se pouco depois com a direção conjunta de James Norton, Bob Shelle e JL Norton.


Durante os últimos 15 anos, a marca esteve no limbo, sem produzir uma única máquina, um único ruído. Há um ano, porém, essa história começou a mudar.

Depois de escutar que o grupo americano que detinha os direitos da marca pretendia vender tudo para uma empresa que fabricava roupas, o jovem milionário inglês Stuart Garner, 40 anos, pegou um voo para os Estados Unidos decidido a resgatar o ícone britânico. "Foram apenas cinco dias do início das conversas até a conclusão do negócio. Paguei alguns milhões de dólares e trouxe a marca de volta para casa", disse Garner, confirmou que já negocia a vinda da marca para o Brasil.

Além das motocicletas, a empresa planeja vender roupas com a grife Norton no País. "Já estamos assinando um acordo com uma empresa de licenciamento", diz Garner. O mercado brasileiro é um terreno fértil para as marcas de motocicletas de luxo.

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