quarta-feira, 11 de agosto de 2010


A cidade de Santa Clara, localizada a 268 quilómetros de Havana, é bastante conhecida em Cuba, tanto no aspecto histórico como no desportivo. É neste município, capital da província de Villa Clara, que está localizado o mausoléu com a ossada de Ernesto Che Guevara, revolucionário argentino que fez história na ilha caribenha durante a Revolução Cubana.

Além disso, o local, que tem uma população de mais de 210 mil pessoas, também é conhecido por ser a segunda potência desportiva do País, atrás apenas da capital Havana, com nomes e conquistas em desportos individuais e colectivos. E entre esses colectivos, está o futebol.
E aí, o Futbol Club Villa Clara surge com destaque. A equipa é a mais vitoriosa do País, com dez títulos nacionais, sendo conhecida por ser a maior potência do futebol cubano.

Apesar dos números, o Expresso del Centro ainda não é um grande destaque na cidade, como poderia parecer. Isso porque no estádio multiuso Augusto Cesar Sandino (em homenagem ao revolucionário de Nicarágua, que liderou uma rebelião contra os Estados Unidos), com capacidade para cerca de 20 mil pessoas, actua também - e principalmente - o Villa Clara Naranjas, um dos conjuntos de basebol de maior nome no país de Fidel Castro.

O Villa Clara, porém, vive uma sina semelhante a muitas equipes do Brasil. Muito destaque dentro do País, já fora...

Foi o primeiro país caribenho a participar de um Mundial.
Os cubanos participaram somente de uma Copa do Mundo, em 1938, quando esteve na edição da França, Cuba não soube mias o que é participar de um Campeonato do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário