domingo, 8 de agosto de 2010



Club Atlético Rosario Central

É um clube argentino de futebol localizado na cidade de Rosario, provincia de Santa Fé, tendo sido fundado em 24 de Dezembro de 1889.

Segundo a uma pesquisa nacional feita em Abril de 2006 pela Consultora Equis, Rosario Central é o 6º. clube com maior torcida na Argentina. Outra pesquisa da mesma empresa feita entre Setembro e Outubro de 2009 determinou que o clube segue sendo o 6º. nas preferencias futebolísticas dos torcedores argentinos.

Certa vez, um hospital da cidade de Rosário, interior da Argentina, organizou uma campanha para arrecadar fundos para combater a lepra e convidou os dois clubes da cidade - Rosario Central e Newell's Old Boys - para participar. O Newell's concordou em participar, mas o Central não. Desde esse dia, os jogadores e torcedores do Newell's são chamados de "leprosos", enquanto os do Central são chamados de "canallas" ("canalha, ruim").

Ernesto Guevara de la Serna nasceu a 14 de Junho de 1928, em Rosario, cidade natal de Messi.


Antes de completar um ano, a família mudou-se para Buenos Aires, onde Guevara, aos dois anos, teve o primeiro ataque de asma. Mesmo com tratamentos, os médios aconselharam os Guevara a mudarem-se para uma cidade menos poluída.


Alta Gracia, perto de Córdoba, foi o local escolhido. Aqui, a esmagadora maioria das crianças torcia pelos grandes River Plate e Boca Juniors. Ernesto, desde pequeno, já era do contra. Quando soube da existência do Rosario Central, uma equipa menor, nem pensou duas vezes. E essa paixão arrastou-se até ao fim da sua vida. Como refere Hugo Gambini, o biógrafo do revolucionário, o jovem Guevara adorava que lhe perguntassem: " De que quadro sos?" Rapidamente, ele enchia o peito e respondia com orgulho: "De Rosario, de Rosario Central. Yo soy rosarino."

Nenhum comentário:

Postar um comentário