sábado, 9 de outubro de 2010


A IMORALIDADE DOS PAPAS


O testemunho da história não favorece os papas e a Igreja. Talvez devido à adoção do celibato, os escândalos sempre acompanharam o sistema religioso que criaram. E uma constante na imprensa secular as notícias de deslizes morais entre eles.

O período mais tenebroso dos Papas, 904-963, ficou conhecido na história como "PORNO-CRACIA" ou "DOMÍNIO DAS MERETRIZES". O Papa João XI era filho legítimo da Marózia, amante do Papa Sérgio III. ano 941.

João XII, ano 955, violava as virgens e viúvas, conviveu com a amante de seu pai, fez do palácio papal um bordel e foi morto num ato de adultério pelo marido da mulher violada.

O Papa João XXIII, ano 1410 (não confundir com o João XXIII mais recente) talvez foi o pior deles.

Mulheres casadas foram vítimas de seus galanteios: mais de 200 freiras e donzelas foram violadas pôr esse papa; comprou a posição que ocupava e não acreditava na eternidade...

O Papa Pio II, 1458, além de sedutor de mulheres era corrupto; ensinava jovens praticarem atos obscenos.

Papa Inocêncio VIII, 1484, teve 16 filhos com senhoras casadas.

O Papa Alexandre VI l492 fez tudo o que não se deve fazer.
Alexandre VI usa como nenhum outro a influência da coroa papal em benefício de suas paixões terrenas. Famoso por colecionar amantes e nomear parentes para cargos eclesiásticos com a facilidade de quem distribui hóstia na missa, Alexandre VI empenha-se em um único objetivo: concentrar poder nas mãos de sua família. Prova disso é o modo como protege e ao mesmo tempo manipula os filhos, sempre visando a conquistas políticas.

A prole do papa espanhol, em si, não é propriamente motivo de escândalo no ambiente de liberalidade de costumes que se vive em Roma desde meados do século passado, quando pontífices passaram a assumir os filhos bastardos nascidos antes da coroação papal. O que torna a crônica religiosa de nossos dias espantosa é a incansável ambição de Alexandre VI, papa que coloca a Igreja e a família a seu serviço.

Além de manter uma ligação amorosa estável com a bela Giulia Farnese, o papa seria dono de um verdadeiro harém, desfrutado em conjunto com os próprios filhos. Entre as fantásticas histórias que se contam sobre a devassidão na casa dos Bórgia, uma é especialmente rica em detalhes. Depois de um jantar oferecido no Vaticano para cerca de cinquenta cortesãs, estas se teriam entregado, nuas, a todos os presentes. O papa e Lucrécia acompanhavam tudo, estimulando as cortesãs a enfrentar um desafio inusitado: transpor, engatinhando, uma fileira de velas acesas, para apanhar, com a boca, castanhas espalhadas do outro lado do fogo. Orgias assim seriam rotina nos luxuosos apartamentos dos Bórgia no Vaticano.

Foi amante de sua própria filha Lucrécia Borgia, nasceu uma criança e o Papa tornou-se pai e avô ao mesmo tempo! Sob Alexandre VI todos os clérigos tinham concubinas.

Em 1513 ocupava o trono papal Leio X; foi durante seu "reinado" que Lutero começou a Reforma. Esse papa reunia cardeais e reis, praticando passatempos voluptuosos, servidos pôr enorme criadagem.

O bispo de Orieans, referindo-se aos papas João XII, Leão VIII e Bonifácio VII chamou-os de "Monstros cheirando imundícies e ante-Cristos no templo de Deus".

O Papa Marcelo II, ano 1555, dizia: "Não sei como um papa poderá escapar da condenação eterna e do Inferno ".

O genial poeta italiano Francesco Petrarca, humanista e um dos iniciadores da Renascença, ano 1304, descreveu o Vaticano como "Babilônia infernal que imposta o mundo inteiro... Cárcere indecente onde nada é sagrado. Habitação de gente de peitos de feno, ânimo de pedra e vísceras de fogo".

Dante, na "Divina Comédia" supôs uma voz do Céu lamentando a situação da Igreja dizendo: "Oh, nave Minha, que carga ruim tu levas!".

Santo Ulrico disse que "o Papa Gregório ordenou que esvaziassem um Aquário num convento; encontraram 6 mil esqueletos de recém nascidos!" Diante desse horror esse Papa aboliu o Celibato mas seus sucessores restabeleceram-no.

Pio IX fez uma Bula ordenando que "todas as mulheres violadas pêlos padres apresentassem acusação, os casos foram tantos só em Sevilia, Hespanha, que abandonaram os processos"

Esses registros são parte de um montante. Os que optam pelo celibato devem cumprir ou casarem porque o adultério e a prostituição separam o homem de Deus, nesta vida e na eternidade mesmo tratando-se de um religioso graduado...

A Igreja Católica começou a ser contida em suas mazelas pela expansão de outras Igrejas Cristãs, pela difusão da Bíblia e pelo grau de Civilização e Cultura que o mundo alcançou.

Um comentário:

  1. Rapaz onde você está buscando tanta baboseira? Deve ser no inferno pra adquirir tanta mentira. Minha nossa, quanta merda escrita! Vá buscar a verdade de fato ao invés de inventar ou ouvir estorinhas da carochinha. Volte pro inferno.

    ResponderExcluir