terça-feira, 27 de janeiro de 2009


Pouca ação, grandes lucros


O governo acaba de doar 56 bilhões para as centrais sindicais. O dinheiro é proveniente do imposto sindical, valor equivalente a um dia de salário do trabalhador no ano.

A distribuição dos recursos do imposto sindical foi estabelecida pela lei nº 11.648 de março deste ano, que regulamentou as centrais sindicais e faz parte da reforma sindical do governo Lula.

As novas centrais representam a divisão da classe operária são responsáveis por criar as condições para uma grande dispersão do movimento operário e deixar nas mãos da burguesia o controle dos sindicatos e do movimento operário. A dispersão atual já é um fator de fortalecimento da burocracia sindical em crise e de enfraquecimento dos sindicatos de base e da própria classe operária no seu conjunto.

Está colocado esclarecer para todos os trabalhadores que os sindicatos dirigidos pela burocracia sindical e todas estas centrais maiores e menores, legais ou não, está serviço de um grande negócio financeiro que serve, além da corrupção das direções sindicais pela burguesia, para transformar as organizações operárias em meros cabos eleitorais de políticos burgueses.
O valor distribuído contrasta, também, de maneira escandalosa com a falta de atividade dos sindicatos e, particularmente, das centrais. Os trabalhadores devem, desta forma, exigir que todo este dinheiro seja revertido para a defesa dos seus interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário