sábado, 7 de agosto de 2010



Club Atlético, Social y Deportivo Ernesto 'Che' Guevara


Em 2006, um grupo de 'guevaristas' criou o Club Atlético, Social y Deportivo Ernesto 'Che' Guevara, que disputa a liga regional da província de Córdoba, na Argentina. O uniforme, claro, é de um vermelho forte que chama a atenção. E o lema do revolucionário argentino - Hasta la victoria siempre! - está escrito nas costas da camisa.

Para os fundadores do clube, o importante é seguir à risca o pensamento de Che, que lutou ao lado de Fidel Castro na Revolução Cubana, fez parte do governo do país mas desistiu da política para ser guerrilheiro mundo afora. Passou pela África e voltou à América do Sul tentando implantar a luta armada na Bolívia, onde morreu em 1967.

O Che Guevara clube fica localizado na cidade de Jesus Maria, e conta com cerca de 60 jogadores em diversas categorias, a partir dos 12 anos. Coerente com a ideologia do ídolo, os atletas não pertencem ao clube e são livres para jogar em outro time a hora que quiserem.

- Ninguém é objeto de negócio. A condição humana é fundamental: jamais vamos colocar preço em um garoto - declarou a presidenta e uma das fundadoras do clube, Mónica Nielsen.

Sem vender seus jogadores, o clube se sustenta graças a Che: numa feira artesanal da cidade, são vendidos produtos com a imagem do ídolo, como camisetas, chaveiros e fotos. Afinal, apesar da ideologia, Che Guevara é hoje um verdadeiro ícone pop.

Sem campo próprio, o Che Guevara usa as instalações do vizinho Alianza. O pagamento, você já pode imaginar, é feito da forma mais 'guevarista' possível: com trabalho. Dirigentes, jogadores e seus familiares ajudam na reforma do local.

Resta saber apenas se na hora de orientar os zagueiros o técnico usa a famosa frase: 'Hay que endurecer pero sin perder la ternura'.

2 comentários:

  1. parabéns pela iniciativa! é isso aí! Sou treinador de futsal e nosso grito de guerra é quase uma frase do Che: "Embusca da vitória sempre!" (Hasta la victória siempre!) por isso disse quase. Existe a possibilidade de comprar essa camiseta?

    ResponderExcluir