segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O ANEL DE TUCUM É SÍMBOLO DA “IGREJA DOS POBRES”

O anel de tucum é um símbolo usado por aqueles/as que acreditam no compromisso preferencial das Igrejas com os pobres. O objetivo é resgatar este compromisso e denunciar as causas da pobreza. Este é o compromisso simbolizado nesta aliança, já que tanto no Antigo quanto no Novo Testamento os profetas e apóstolos afirmam a fidelidade de Deus aos pobres e oprimidos. A aliança de tucum é o sinal desta fidelidade, deste compromisso. Além da Bíblia, a opção pelos pobres é testemunhada também por toda a tradição da Igreja, principalmente na América Latina, a partir do Concílio Vaticano II e das Conferências dos Bispos em Puebla e Medelin. Esta opção é a essência mesmo da vida cristã porque está ligada à imitação da vida de Cristo. Mas esta opção não é apenas uma responsabilidade individual. Neste momento da história, ela implica um compromisso social que está ligado à partilha e acesso à propriedade dos bens absolutamente necessários à vida. Deus está do lado dos pobres porque Deus ama os pobres. Por isso o cristão é chamado a seguir este mesmo exemplo de amor e opção preferencial que tenta promover a dignidade humana. No pobre revela-se o rosto do próprio Deus (Mt 25,40).
No filme “Anel de Tucum", Dom Pedro Casaldáliga explica assim o sentido desta aliança:
“(...) Este anel é feito a partir de uma palmeira da Amazônia. É sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas. E, as suas conseqüências. Você toparia usar o anel? Olha, isso compromete, viu?
Muitos, por causa deste compromisso foram até a morte (...)". Fonte: http://www.cpt.org.br/

tucum - (tu.cum) Bras. Bot. - sm. - 1. Palmeira (Bactris setosa) nativa do Brasil, de frutos azul-arroxeados, comestíveis e apreciados pela fauna, e de cujas folhas se extrai fibra de grande resistência; TUCUM-DO-BREJO
2. A fibra dessa palmeira e do tucumã.
3. Ver tucumã.
[Pl.: -cuns.]
[F.: Do tupi tu?kum. Col.: tucunzal.]
Utilidade – a madeira é empregada localmente para construções rurais. Os frutos são comestíveis e muito ricos em vitamina A. O palmito é comestível. As folhas são usadas na confecção de cordas e redes. A amêndoa fornece óleo branco comestível e desse óleo se obtém sabão, cosméticos e medicamentos. Os frutos são muito apreciados pela fauna.
É tipo um côco pequeno, sua casca é bastante utilizada por artesões para fazer anéis.
As espécies de Tucum (Astrocarium sp) são as mais importantes fontes de fibras, além de servir como alimento. Até uma larva de inseto que se alimenta da amêndoa serve de alimento.
Ocorrência – Pará, Piauí, Ceará, Mato Grosso, Goiás, Maranhão e Tocantins

Outros nomes – tucumã do pará, tucum bravo, tucum piutanga

Habitat – floresta de terra firme e invasora de pastagens e áreas degradadas

Propagação – sementes - Arquivo pessoal

4 comentários:

  1. Saudações...
    Também uso o anel de tucum, como compromisso com as causas sociais e de fato, usar esse anel/simbolo compromete!!! É mesmo uma aliança com as causas sociais e com desejo de "um outro mundo possível"... de igualdade, justiça e paz... é a busca pela Construção do Reino de Deus, ou como chamamos a "Civilização do Amor".

    Ah! Escrevi um post, tb sobre a mistica e simbologia do anel, confere lá:

    http://henriquepejoteiro.blogspot.com/2010/03/anel-de-tucum.html

    Ficaria mto feliz pelo seu comentário.

    Abraços e Força na Luta!
    Henrique Pejoteiro
    PAZ E BEM

    ResponderExcluir
  2. AONDE POSSO ADQUIRIR O ANEL DE TUCUM AQUI EM SÃO PAULO, CAPITAL, POIS ESTOU A TEMPOS PROCURANDO E NÃO ENCONTRO.

    GRATO

    MARCIO BONI
    SIRMABONI@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os hippies vendem nas barraquinhas de artesanato deles.

      Excluir
    2. Os hippies vendem nas barraquinhas de artesanato deles.

      Excluir