quarta-feira, 29 de setembro de 2010


O País de Gales é uma das nações que constituem o Reino Unido. Porém, atualmente, o País de Gales possui um parlamento autônomo em relação à coroa britânica. A capital é Cardiff.

Os galeses descendem dos celtas, dos iberos, dos romanos, dos anglo-saxões, dos vikings e dos normandos. Apesar de o inglês ser o idioma oficial, parte da população também fala o galês. O aprendizado dessa língua tem sido estimulado desde a aprovação da Lei da Língua Galesa, em 1993.

Os romanos construíram fortes em Gales, e deixaram lá marcas históricas e culturais. Em Caerleon, construíram uma bela fortaleza, que é local do anfiteatro que é considerado o mais bem mantido e conservado da Grã-Bretanha. O país nunca foi invadido pelos anglo-saxões, devido a seu povo, que tinha enorme desejo de proteger suas terras, e devido ao terreno montanhoso, que impedia a passagem. O País de Gales permaneceu céltico e o seu povo continuou a falar a língua galesa mesmo depois de os elementos célticos das vizinhas Inglaterra e Escócia terem desaparecido gradualmente.
O nome Wales é prova disso, uma vez que provém de uma palavra de raiz germânica que significa estrangeiro e está, assim, relacionada com os nomes de várias outras regiões européias onde os povos germânicos tomaram contacto com culturas não-germânicas.

Durante o séc. XIV, os galeses revoltaram-se muitas vezes contra o domínio inglês. Em 1402, um líder rebelde, Owen Glendower, expulsou os ingleses de grande parte do País de Gales. Mas, por volta de 1410, os ingleses recuperaram o poder.

União com a Inglaterra. Em 1485, Henrique Tudor, um príncipe galês, tornou-se o rei Henrique VII da Inglaterra. O povo galês começou, então, a aceitar gradualmente a idéia de unir-se à Inglaterra. Em 1536, o filho de Henrique VII, Henrique VIII, pôde juntar os dois países sob um governo. Os condados galeses e algumas cidades galesas obtiveram representação no Parlamento inglês. A língua inglesa tornou-se oficial no País de Gales, e a Igreja Anglicana foi oficializada no país. Dessa maneira, depois de 1536, a história do País de Gales tornou-se parte da história da Inglaterra e, mais tarde, da Grã-Bretanha

Na década de 1920, a Igreja de Gales separou-se da Igreja da Inglaterra e tornou-se ‘desestabelecida’. A Igreja no País de Gales permanece na Comunidade Anglicana. O Metodismo e outras igrejas independentes são tradicionalmente fortes no País de Gales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário