domingo, 26 de setembro de 2010

República da Irlanda

O moderno estado soberano ocupa cerca de cinco sextos da ilha da Irlanda, que foi reparticionada pela primeira vez em 3 de Maio de 1921.

Em 29 de Dezembro de 1937, a Irlanda tornou-se no Estado-sucessor do Estado Livre Irlandês, estabelecido em 6 de Dezembro de 1922.
A Irlanda foi um dos países mais pobres da Europa Ocidental e teve alta taxa de emigração. A econômia protecionista começou nos anos de 1950 e a Irlanda aderiu à Comunidade Europeia em 1973. Uma crise econômica levou a Irlanda a iniciar, em grande escala, as reformas econômicas no final dos anos de 1980. A Irlanda reduziu drasticamente a tributação e a regulamentação, em comparação com outros países da UE.

A Irlanda também tem uma alta classificação no seu sistema de ensino, na liberdade política e direitos civis, na liberdade de imprensa e na liberdade económica,sendo um dos poucos países "sustentáveis" em todo o mundo.

As línguas oficiais são o irlandês, a língua celta nativa, e o inglês, que constitucionalmente é descrito como uma língua oficial secundária. Aprender irlandês é obrigatório no ensino do país, mas o inglês é amplamente prevalente. A sinalética é geralmente bilíngue, que também existe na mídia nacional irlandesa. As pessoas pertencentes a comunidades de língua predominantemente irlandesa existem principalmente na costa ocidental da ilha.

Religião

Na República da Irlanda, 86,8% da população é Católica, religião introduzida por São Patrício, mas tem havido um enorme declínio na participação em serviços religiosos.
A imagem da Igreja também foi danificada na década de 1990 por causa de uma série de escândalos sexuais e encobrimentos dentro da própria hierarquia. Em 1995, na sequência de um embargo de cerca de 60 anos, os eleitores escolheram voltar a legalizar o divórcio na República. Mesmo assim, o número de praticantes é superior à média europeia. A religião católica na Irlanda é também um símbolo de identificação nacional.

A segunda igreja cristã com maior número de praticantes, é a Igreja da Irlanda, que, depois de experimentar uma queda durante a maior parte do século XX, tem vindo a crescer o seu número de participantes, de acordo com o censo de 2002, como já tem acontecido com outras religiões cristãs e islâmicas. Comunidades judaica viviam na Irlanda, durante a Idade Média, e uma comunidade de sefarditas fixou-se em Dublin, em 1660.

Guerra Anglo-Irlandesa

Foi uma campanha de guerrilha montada contra o governo Britânico na Irlanda pelo Exército Republicano Irlandês após a proclamação de independência pelos separatistas do Sinn Féin, o parlamento Irlandês criado em 1918 pela maioria dos deputados irlandeses eleitos ao Parlamento Britânico. Ele durou de Janeiro de 1919 até a trégua em Julho de 1921.

O exercito da República de Irlanda que lutou neste conflito é freqüentemente descrito como o Velho IRA para distingui-lo da ultima organização que usou o mesmo nome.

Os nacionalistas irlandeses exigiam alguma forma de governo autônomo, da Grã-Bretanha

O Levante da Páscoa de 1916, em que os republicanos Irlandeses lançaram uma insurreição visando terminar com o domínio britânico e fundar a República Irlandesa, como o começo da guerra da independência.

O levante foi derrotado em uma semana, mas a resposta britânica, executando os líderes e prendendo milhares de ativistas nacionalistas, deu a sustentação necessária ao partido separatista Sinn Féin. Em seguida, ocorreu a tentativa britânica de introduzir o alistamento obrigatório na Irlanda em 1918, ignorando a oposição da opinião pública Irlandesa. Estes dois fatores, combinados com a postergação do autogoverno autônomo, levou o eleitorado irlandês a dar ao Sinn Fein, 70% dos assentos na eleição geral Irlandesa de 1918.

Os Voluntarios Irlandeses, um grupo paramilitar de republicanos irlandeses puristas formado em 1913, com a intenção de assegurar o governo autonomo, foram reconstituidos em 1919 como o ** 'Exercito Republicano Irlandes' ou IRA, para empreender a guerra contra o governo Britinico

Os voluntários começaram a atacar as propriedades do governo britânico, realizar invasões para conseguir armas e fundos e alvejar e matar membros proeminentes da administração britânica, usando as táticas de guerrilha,com invasões violentas e rápidas sem uniforme.
Embora alguns líderes republicanos defendessem a guerra convencional clássica de forma a legitimar a nova república, a maioria da liderança do IRA se opuseram a estas táticas que tinham conduzido a derrota militar de 1916. Outros preferiram uma campanha de desobediência civil mais que o confronto armado. A violência usada no início era profundamente impopular para a maior parte da população Irlandesa, mas a maioria foi convencida quando confrontados com a pesada resposta britânica.

Muito da campanha nacionalista envolveu o mobilização popular e a criação de um “estado republicano dentro do estado” em oposição ao governo britânico. O alvo principal do IRA durante todo o conflito foi a força policial católica Irlandesa, que havia se tornado os olhos e as orelhas do governo britânico na Irlanda.
Isto se provou ser bem sucedido em demoralizar a força enquanto a guerra durasse, como o povo virando seus rostos para uma força progressivamente mais comprometida com a repressão do governo. A taxa de desistência aumentou, e o recrutamento caiu dramaticamente foi a eficácia do boicote público à polícia.

Outros aspectos da participação maciça no conflito incluiram as greves dos trabalhadores organizados em oposição à presença britânica na Irlanda, em abril 1919, uma greve geral foi declarada pelas organizações dos comerciantes e dos trabalhadores, no começo de 1920, os estivadores de Dublin se recusaram a mover qualquer material de guerra, os ferroviários irlandeses se recusarem a carregar tropas britânicas.

Havia também as organizações de sustentação, o grupo das mulheres do IRA e o movimento da juventude, que se encarregaram das armas e do setor de inteligência para os soldados e preparavam o alimento e os alojamentos para eles. O IRA beneficiou-se da ajuda difundida a eles pela população Irlandesa em geral, que recusavam geralmente passar informações aos militares britânicos e fornecendo frequentemente “casas seguras” e provisões às unidades do IRA “em funcionamento”. Muito da sua popularidade era devido à reação exces
siva das forças da coroa às atividades do IRA.

Assim, na metade de 1920, a república Irilandesa era uma realidade nas vidas de muitos povos, reforçando sua própria lei, mantendo suas próprias forças armadas e coletando seus próprios impostos.

O Tratado Anglo-Irlandês Estabelecido em 1921, instituiu o Estado Livre Irlandês e separou a Irlanda do Norte do Reino Irlandês.
** Velho IRA para distingui-lo da ultima organização que usou o mesmo nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário