sexta-feira, 11 de setembro de 2009


“Devemos assegurar a existência do nosso povo e um futuro para as crianças brancas!”


David Eden Lane (2 de Novembro, 1938 – 28 de Maio, 2007) foi um escritor e líder nacionalista americano, foi um dos fundadores da The Order em 22 de Setembro de 1983 . Faleceu enquanto cumpria uma pena de 190 anos na prisão federal de Terre Haute, no Estado americano do Indiana.

Lane era e é uma figura conhecida por qualquer neo-nazi e era visto por muitos como um prisioneiro político e um prisioneiro de guerra. Foi ele o inventor das 14 palavras, um credo nacionalista, foi escritor, nacionalista e defensor da supremacia branca nos Estados Unidos.

Era casado com Katja Lane (Katuscha Maddox), que defendia seus mesmos ideais , tendo sendo, em conjunto com Ron McVan a publicadora do livro "Temple of Wotan" (Templo de Wotan em português.) Criou uma seita derivada do Odinismo, o Wotanismo (Odin e Wotan são os mesmos deuses, porém na Escandinávia usa-se a denominação "Odin" e no restante da Europa "Wotan"), segundo ele "WOTAN" também poderia ser uma sigla para "Will of the Aryan Nation" (em português "Desejo da Nação Ariana"), termo este que é conhecido pelos neonazistas como "As 14 palavras".

Seu modo de avaliar Wotan (o rei dos deus na mitologia nórdica) foi por vezes criticado por neopagãos ao redor do globo. David Lane via Wotan como o arquétipo da raça ariana, crendo que ele era apenas um símbolo cultural étnico e um modelo a ser seguido, já que era o Deus da Sabedoria e da Guerra, remontando à idéia de que todo ariano deve possuir intelecto e físico superior aos pertencentes às demais raças. Dessa forma abandona a idéia de Wotan como "criatura divina" e torna-o apenas uma figura política e psicológica, atitude desaprovada pela maioria dos neopagãos, os aderentes tradicionais do odinismo rejeitaram aquilo que julgaram ser uma tentativa, por parte de Lane, de se tentar apropriar da dua religião para fins políticos e racialistas.

14/88 é uma expressão numérica que indica a crença na ideologia nazista e a crença na validade das "14 palavras". Esse símbolo é normalmente encontrado no final de cartas ou em discussões na internet
.
O 14 representa as 14 palavras de uma frase que se tornou um slogan do movimento da supremacia branca:


"We must secure the existence of our people and a future for white children."



Nenhum comentário:

Postar um comentário