segunda-feira, 28 de setembro de 2009


Israel e EUA boicotam conferência sobre racismo


Divergências sobre o Oriente Médio e aspectos religiosos levaram os Estados Unidos e outros países ocidentais a boicotar a conferência sobre racismo da ONU, em Genebra, com participação do polêmico presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, que nega o Holocausto. Mas muitos países ocidentais, entre eles o Reino Unido, um dos principais aliados dos EUA, anunciaram que vão participar do encontro, apesar das polêmicas.

EUA, Canadá, Israel, Holanda e Austrália anunciaram que não participarão da Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Outras Formas Relacionadas de Intolerância –conhecida como Durban 2–, que durante cinco dias examinará os esforços realizados para combater o racismo, a xenofobia e a intolerância desde a primeira reunião organizada em Durban, na África do Sul, em 2001.
O porta-voz do Departamento de Estado americano, Robert Wood, afirmou no sábado que apesar dos avanços, o último projeto da declaração final de Genebra mantém trechos inaceitáveis da declaração de 2001 e infringem a liberdade de expressão.


Negociadores na capital suíça afirmaram na sexta-feira que países ocidentais e muçulmanos haviam concordado com a declaração contra o racismo da ONU, que retirava do texto a maioria dos elementos considerados controversos relacionados à discriminação religiosa, Israel e o Oriente Médio.

Austrália e Holanda se uniram neste domingo às críticas e anunciaram um boicote.


Já o Reino Unido confirmou presença em Genebra. “Estamos observando o desenrolar dos acontecimentos. Ainda temos a intenção de participar”, afirmou um porta-voz da diplomacia britânica, que fez questão de destacar que será “inaceitável” uma tentativa de negar ou subestimar o Holocausto nazista nos debates.
O Papa Bento 16 deu apoio à conferência neste domingo, para que consiga “acabar com toda forma de racismo e disriminação”.

Polêmica


A polêmica sobre conferência aumentou pelo fato do orador mais famoso do dia de abertura ser o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, que já questionou várias vezes a existência do Holocausto, no qual milhões de judeus morreram nos campos de concentração da Alemanha nazista.
O ministro das Relações Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, criticou neste domingo a conferência por contar com a participação de líderes que chamou de “racistas”, como o presidente iraniano.
“Uma conferência internacional na qual um racista como Ahmadinejad, que defende dia e noite a destruição de Israel, é convidado a palestrar expõe [por si só] quais são seus objetivos e seu caráter”, disse o ministro israelense em comunicado. Israel também pediu ao presidente suíço, Hans-Rudolf Merz, que cancele um encontro com o presidente iraniano.


Na primeira edição da Conferência Mundial contra Racismo, em Durban, na África do Sul, participantes judeus disseram ter sido silenciados e ameaçados por ativistas árabes. Ao final, as delegações dos Estados Unidos e de Israel acabaram abandonando o evento quando foi apresentado um rascunho do texto da conferência no qual havia uma comparação entre o sionismo –movimento para estabelecer e manter o Estado de Israel– e o racismo.


Para Soldados Israelenses, Guerras de Israel são Guerras de Deus!


Exército israelense está mudando. As unidades de combate que um dia se orgulharam de ser seculares estão agora povoadas por opiniões de que as guerras de Israel são guerras de Deus.
Rabinos estão se tornando cada vez mais poderosos nas forças armadas, e cadetes religiosos são treinados para se tornar parte da elite militar.

Durante as operações em Gaza, no início do ano, rabinos entregaram centenas de panfletos para soldados. Alguns desses panfletos retratavam civis palestinos, não só militantes, como inimigos.
Outros chamavam os soldados israelenses de filhos da luz e os palestinos de filhos das trevas. O Exército israelense tenta se distanciar desse tipo de mensagem, mas os panfletos vêm com selo oficial.


Muitos cadetes religiosos vivem em assentamentos na Cisjordânia ocupada.
Se as negociações de paz na região avançarem, Israel um dia terá que retirar a maioria dos colonos dessa região. Se isso acontecer, há dúvidas sobre se os soldados religiosos respeitarão as ordens de seus comandantes, indo contra suas crenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário