segunda-feira, 21 de setembro de 2009


Extrema direita tenta se fortalecer com marcha neonazista

O Partido Nacional Democrata Alemão (NPD - Nationaldemokratische Partei Deutschlands) é um partido nacionalista alemão fundado em 28 de novembro de 1964 em Hanover. É um dos sucessores do DRP (Deutsche Reichspartei - Partido do Império Alemão) um partido de extrema-direita e mantém uma ideologia neo-nazista, ultra-conservadora e nacionalista.
A marcha dos skinheads reuniu militantes de toda a Alemanha e de outros países. Da Eslováquia e da República Tcheca participaram grupos envolvidos em ataques recentes a membros das etnias sinto e rom. Os neonazistas marcharam pelo centro de Dresden em sinal "de luto" pelas bombas dos aliados que caíram na cidade nos dias 13 e 14 de fevereiro de 1945.

Desde 1999, os extremistas de direita aproveitam a data para organizar, todos os anos, manifestações de teor extremista em Dresden. "A memória aos bombardeios na cidade se transformou num highlight dos radicais de direita", comenta o semanário alemão Der Spiegel. Os extremistas insistem que a cidade tenha sido bombardeada "injustamente", o que teria custado a vida de "centenas de milhares de civis inocentes".
Uma comissão de historiadores contratada pela administração da cidade em 2004 publicou um estudo apontando o papel desempenhado por Dresden durante o período nazista e registrando a deportação de muitos judeus para campos de concentração. "Dali também foram arquitetados os planos de Hitler para atacar o Leste Europeu", assinala o Der Spiegel.

Os neonazistas que marcharam, com permissão da prefeitura, pelo centro histórico da cidade ignoram, no entanto, tudo isso. Da passeata participaram membros do partido de extrema direita NPD e de diversas organizações extremistas, que levavam cartazes com dizeres do tipo "holocausto das bombas dos aliados", usavam roupas de bandas de rock ligadas à cena neonazista ou com referências ao NPD e carregavam bandeiras alemãs com a marcação de fronteiras do país do ano de 1937.

Para o NPD, a seis meses das próximas eleições parlamentares, a marcha foi usada como tentativa de provar que a cena de extrema direita no país não é tão desorganizada como parece. "O partido usa essa marcha para demonstrar forçosamente uma certa unidade da cena de direita, que na verdade não existe. É o início de sua campanha eleitoral", comentou o semanário Die Zeit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário