quinta-feira, 3 de setembro de 2009


Hooligans são grupos de torcedores de eventos esportivos que existem na Europa, mais precisamente: Inglaterra, Russia, Polónia, Alemanha e Croácia e que sentem prazer em brigar, usando o futebol como o evento alvo para isso, é um mundo essencialmente e culturalmente britânico e não europeu generalizado, visto que as Firmas hooligans são muito raras fora de Inglaterra, sendo que fora dela predominam as chamadas claques Ultras.

Misturam a paixão pelo clube com a vontade de fazer vandalismo, na maioria das vezes alcoolizados. Alguns grupos hooligans além da paixão pelo clube, defendem ideologias políticas (geralmente de Direita e Extrema Direita). Alguns factos ilustram o perigo que essas pessoas levam ao estádios. Um exemplo foi a final da Liga dos Campeões, entre Liverpool e Juventus da Itália; nesse episódio morreram mais de trinta pessoas. A repressão é muito forte a grupos hooligans, mas alguns factos ainda ocorrem, como na Copa do Mundo de 2006
na Alemanha, em que ingleses e alemães promoveram quebra-quebra.

O hooliganismo surgiu tradicionalmente na Inglaterra na década de 60, mas ficou mais evidente na década de 70. Durante alguns jogos, a violência em grande escala entre as torcidas passou a ser visivelmente notada e televisionada. Hoje em dia, esse grupo é até mesmo proibido de entrar em alguns países da Europa.

O futebol inglês ficou por muitas décadas marcado pela violência. As maiores tragédias causadas por brigas de torcedores ocorreram em gramados ingleses e a visão de skinheads fascistas sempre foi uma tônica na representação destes grupos violentos, chamados "hooligans". Porém nem todos os grupos de hooligans ingleses tem vinculações com grupos fascistas de direita.

Muitos eram de minorias (os "Zulus", do Birmingham City, eram compostos essencialmente de negros), e tinham como bases apenas a incitação à violência, necessidade de auto-afirmação pessoal e a vontade de promover desordem pública. O "Red Army", do Manchester United era o mais numeroso deles, mas os grupos do Liverpool também se enquadravam neste estilo.

Entretanto, outros grupos tinham bases ideológicas fascistas, xenófobas e racistas. Torcedores do Blackpool (um obscuro time da terceira divisão inglesa), conhecidos como "Muckers", tinham sólidas relações com grupos neo-nazistas ingleses e por duas décadas aterrorizaram a Inglaterra em jogos da segunda e terceira divisão.
Já a torcida do Milwall, time médio da Inglaterra, ficou famosa mundialmente por sua torcida organizada violenta e de direita. "The Bushwackers" por anos assolaram o país em choques contra a Polícia ou outras torcidas. Sua rivalidade com a "Inter City Firm", do West Ham United, se tornou mundialmente famosa no filme "Hooligans", com Elijah Wood.
Com times medíocres com resultados ruins e sem títulos expressivos, torcedores do Wes
t Ham e Milwall descontavam suas frustrações em brigas monumentais, sobretudo fora dos estádios. A diferença é que o Milwall tinha histórico político de ultra-direita, enquanto a torcida do West Ham não tinha esta tradição. Porém, o grupo de extrema-direita mais famoso do futebol inglês foi o "The HeadHunters".

Do rico e xenófobo bairro de Chelsea, os torcedores do time londrino tinham vinculação formal com a Ku-Klux Khan, notório grupo racista, e com o Combat 18, grupo neonazista inglês. O líder dos "Headhunters", Jason Marriner, foi detido e condenado após uma reportagem investigativa na BBC.

Um comentário: