terça-feira, 7 de abril de 2009

DROGAS LICITAS (cigarro)


TABACO o princípio ativo, o alcalóide Nicotina, tem a capacidade de escravizar algumas pessoas numa devoção irracional pelo resto da vida. Investiga-se se não está nos genes essa dependência. Há casos de pessoas seriamente doentes devido ao fumo e que não o deixam mesmo assim.
Mulheres grávidas não deveriam fumar por causa do feto, mesmo assim muitas futuras mães não conseguem parar esse vício durante a gestação.
O tabaco está presente em muitos rituais religiosos afro-brasileiros e indígenas. O uso de tabaco em forma de charuto é comum em ritos do candomblé e umbanda. O tabaco é uma planta sagrada para os indígenas. É usado nas práticas religiosas e medicinais. Os índios acreditam na função terapêutica da fumaça, ela espantava os maus fluidos e os maus espíritos, semelhante ao uso do incenso por outras culturas.

Fonte: Há algumas espécies de plantas, a Tobacco (Mapacho) Nicotiana rústica e a Nicotiana tabacum.

Efeitos: Tem um efeito estimulante e, após algumas tragadas profundas, tem efeito tranqüilizante, bloqueando o stress. A Nicotina tem a capacidade de entorpecimento dos nervos. O fumante regular precisa da Nicotina para se sentir normal. O problema é que junto com a Nicotina, o fumante ingere uma série de substâncias nocivas e irritantes causadoras de males diversos para o organismo. Doenças causadas pelo cigarro vão de uma simples tosse e pigarro até câncer. Em doses maiores provoca náusea, dor decabeça, vômitos, convulsão, paralisia. A dose letal (DL) é de 50 mg/kg.
Doenças: As regiões do cérebro em que os efeitos do cigarro atuam estão relacionadas a doenças como mal de Parkison, Alzheimer e síndrome de Tourette. bronquite e enfisema; câncer do pulmão, laringe, boca, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero; infarto do coração; derrame cerebral e doenças dos vasos sanguíneos; úlceras do estômago; e outras.
Considerado hoje a segunda causa de morte no mundo (perdendo apenas para as doenças cardiovasculares), o câncer de pulmão é o tipo de tumor que mais mata homens no Brasil. Estima-se que existam cerca de 3 milhões de pessoas no mundo com a doença, segundo a OMS. Só no Brasil, segundo o INCA, surgem 15.000 novos casos por ano nos homens e 7.000 nas mulheres. Em 2003, 16 mil mortes ocorreram, de ambos os sexos, em consequência desse mal.
Incêndios: as pontas de cigarro acesas lançadas no chão causam pelo menos 25% de todos os incêndios, destruindo bosques e florestas.
Agrotóxicos: o cultivo do fumo emprega grande quantidade de agrotóxicos e os agricultores que fumam durante sua aplicação, têm mais chances de se intoxicarem.

Os fumantes tendem a adoecer com mais frequência, a aposentar-se prematuramente e a morrer mais cedo, sendo preciso novo período de treinamento para substituí-los;
A nicotina provoca contração das artérias, aumenta a pressão arterial e o rítmo das pulsações do coração, além de favorecer o aparecimento de coágulos, que obstruem ou "entopem" vasos sanguíneos diversos;
Para quem fuma 1 maço/dia, o risco de ataque cardíaco só se dissipa depois de 10 anos de abstinência.

Os países em desenvolvimento respondem por 73% da produção mundial de tabaco.

A nicotina chega rapidamente ao cérebro, atuando sobre o Sistema Nervoso Central quase imediatamente após a tragada ou por outras vias.

Os derivados do tabaco contêm nicotina e outros alcalóides em quantidade significativa e similar entre eles, seja em cigarros com baixos teores ou com altos teores de nicotina.

Os processos farmacológicos e suas consequências no comportamento, causados pela dependência do tabaco, são similares àquelas que determinam a dependência da heroína e da cocaína.

O cigarro e outras formas de uso do tabaco (charuto, cachimbo, etc.) causam dependência.


3 comentários:

  1. mtt bm deu pa mim faze td bem trablho di ciencia .... desse jeito eu vou tira dez ,
    mtt obrigada pela ajuda ,

    ResponderExcluir
  2. como faço para baixar, gostei esse video e gostaria de mostrar para meus colegas

    ResponderExcluir
  3. Isso deu pra mim fazer meu trabalho dereitinho de religião

    ResponderExcluir